Por Di Lua, sobre Moda
Dia 24/09/2015

ourives luciano ramos lary di lua  (4)

Presente no universo feminino desde a antiguidade, as joias sempre exerceu um fascínio em mulheres e homens. E foi por esse fascínio que o ourives Luciano Ramos decidiu largar a área de design gráfico e se dedicar de vez a arte de criar joias, atividade que cresceu vendo seu pai realizar.

Após anos trabalhando em uma agência de publicidade (onde atuou como assistente de arte, diretor de arte Junior e arte finalista), Luciano Ramos decidiu que era a hora de apostar em um negócio próprio.  “Meu pai é ourives há muito tempo, e olha que já é um senhor nos altos de seus 85 anos e que continua fazendo joias! Quando eu era adolescente, tentei fazer disso minha profissão também, mas achava muito solitário e monótono ficar numa “banquinha” dentro de uma oficina. O aprendizado não durou muito. Anos depois acabei voltando os meus olhos novamente para a profissão do meu pai, mas dessa vez de uma maneira empreendedora, trazendo ideias novas para o setor joalheiro. Decidi então, sem pensar muito, montar o Ramos Atelier”, explicou. Com a nova ideia, Luciano Ramos começou a trabalhar bastante e fazer cursos para aprimorar, entre eles o de Joalheria no Senai.

ourives luciano ramos lary di lua  (1)

Anel aro duplo – Ouro e Água Marinha

Atualmente, Luciano Ramos trabalha com Joalheria Artesanal, e por isso muitas peças são feitas sob encomenda. “Deixo tudo muito exclusivo para o cliente, dando um clima intimista. Mas também consigo produzir algumas peças em quantidade limitada”, comentou.  De acordo com o ourives, o Ramos Atelier é pequeno, porém, bem diversificado. Além de fornecer cursos, ele também loca a bancada para que outros designers e/ou ourives possam criar.

ourives luciano ramos lary di lua  (2)

Anel Leão – forjado na prata

Além das peças feitas sob encomenda, o Ramos Atelier oferece, no momento, dois serviços exclusivos para casamento, o “Momento Aliança” e o “Noivo Brilhante”. No primeiro, o casal vai até o atelier e produz suas próprias alianças desde a fundição até o acabamento final, com Luciano acompanhando o processo. Já no segundo é oferecido uma assessoria de pedidos de casamento, onde é produzido um vídeo da fabricação das alianças e um do pedido de casamento.  “A forma que ele ou ela vai mostrar o vídeo é inusitada. A surpresa pode ser num restaurante, num balão, numa viagem ou até mesmo numa sala de cinema! Tudo é possível com a nossa ajudinha. Estes dois produtos são uma parceria com a GTF Brasil Turismo, que deixam esses momentos incríveis dentro da possibilidade de qualquer um no Brasil”, explicou.

ourives luciano ramos lary di lua  (2)

ourives luciano ramos lary di lua  (1)

Conheça mais sobre o Ramos Atelier aqui.

Já conhecia o trabalho de um ourives? Conte aqui:

 



Luciano disse:
Dia 24/09/2015 às 20:50

Obrigado Laryssa pela matéria! Fico imensamente feliz em saber que pessoas que estão super antenadas no universo feminino admiram nosso trabalho. Parabéns pelo blog. 🙂

Di Lua disse:
Dia 24/09/2015 às 23:54

Eu que agradeço. Sim, é um trabalho belíssimo e que faz parte desse universo. Obrigada.

Juliana Moraes disse:
Dia 25/09/2015 às 00:14

Fico feliz em ver que nossa profissão ta tendo um destaque, reconhecimento, o ourives em sim não só os design, pois ambos se completam e a ourivesaria é linda .

Di Lua disse:
Dia 25/09/2015 às 00:40

Que bom que gostou Juliana, fico muito feliz em saber que estou divulgando um belo trabalho.

🙂