Por Di Lua, sobre Diário de Viagem
Dia 02/09/2016

rio Araguaia Lary di lua (3)

No inicio do mês de agosto viajei para Aruanã – GO com minha mãe e meu irmão, e apesar de ter sido uma viagem rápida, aproveitei muito e assisti a um incrível pôr do sol no Araguaia.

rio Araguaia Lary di lua (1)

Aruanã é uma cidade goiana localizada no encontro dos rios Vermelho e Araguaia, e por isso é destino de férias para muitas famílias durante o mês de julho. No período da seca, as águas do Rio Araguaia abaixam, formando praias por toda sua extensão. A cidade é bem pequena e não tem muita opção de lazer fora da temporada do Rio Araguaia.

rio Araguaia Lary di lua (7)

Dessa vez, ficamos hospedados no SESI Aruanã, que tem uma estrutura incrível: restaurante, parque aquático, sala de jogos, espaço para festa, parquinho, barcos que levam o turista até as praias, bicicletas para conhecer a cidade, entre outros. No sábado, dia 13, fizemos um passeio pelo Rio Araguaia, vimos vários acampamentos, pássaros, o encontro dos dois rios, botos nadando, e um belíssimo por do sol. No domingo saímos para passear pela cidade, e ir a aldeia Buridina, dos índios Karajá. Contudo, como nós enrolamos no centro de Aruanã e voltaríamos após o almoço, não conseguimos visitar a aldeia.

rio Araguaia Lary di lua (8)

Curiosidade

A cidade foi batizada com o nome de um peixe abundante na região, que também é o nome de uma dança sagrada dos Karajá.

rio Araguaia Lary di lua (2)

Rio Araguaia

O Rio Araguaia nasce na Serra do Caiapó, próximo ao Parque Nacional das Emas, em Mineiros – GO, e banha estados de Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Pará. Ele tem aproximadamente 2.000 mil quilômetros de extensão e é o habitat de centenas de espécies de peixes típicos da bacia Amazônica, além de outros animais como jacarés e botos (animal de agua doce que parece golfinho).

rio Araguaia Lary di lua (4)

Confira Vlog pelo Rio Araguaia aqui.