Di Lua | Inspirando você a viajar mais e viver experiências transformadoras

O Blog Di Lua te ajuda a planejar todas as etapas de sua viagem, desde a tirar passaporte até o que fazer em diversos lugares. Dicas de Viagem e Roteiros

Como utilizar planilha de planejamento de viagem

Eu sempre abro uma nova planilha de planejamento de viagem assim que eu começo a pensar em um destino. Isso facilita muito a viagem em si e a própria fase de planejamento. A seguir eu listo passo a passo de como penso e organizo minhas planilhas.

Planilha de planejamento de viagens: lista de locais

Essa é uma planilha opcional e que a maioria das pessoas carrega na mente. Sabe quando as pessoas te perguntam o local que você mais gostaria de conhecer ou, principalmente, para onde irá viajar nas suas férias? Acredito que a maioria das pessoas tem uma lista mental para essas viagens e muitas outras gostam de anotar para que o universo ouça aquilo e dê uma forcinha.

Eu confesso que não tenho isso anotado em nenhum lugar, mas sei de cor os locais que estão de primeiro ao quinto lugar da minha lista de lugares para conhecer.

Está bem, vou dividir minhas viagens dos sonhos com vocês: Grécia, Egito, Itália, Escócia e Inglaterra.

Planilha com os dias e locais

A primeira planilha de planejamento de viagem que crio é com os dias em que eu estarei viajando, bem como os dias de locomoção, ou seja, os dias que estarei voando ou na estrada, por exemplo. Isso me ajuda a fechar os hotéis, a planejar os roteiros, a calcular os custos das viagens.

Então faço uma coluna com as datas e uma outra coluna com o local. Se eu irei para mais de dois locais durante a viagem, então deixo as cédulas de cores diferentes, para facilitar a legibilidade da planilha.

Planilha com roteiro resumido

Na planilha com os dias e locais acabo criando uma nova coluna e colocando as coisas que pretendo fazer neste dia. Isso me ajuda a, ao longo do planejamento, pensar o roteiro da melhor forma possível e agrupar cada coisa em uma região da cidade ou do local.

As vezes o lugar x fica perto do hotel e da praia em que você pretende passar o domingo. Então após pensar de forma geral em todos os dias da viagem, você pode reorganizar o roteiro e decidir visitar o local x quando estiver voltando da praia. Falando assim parece coisas simples, mas que fazem bastante diferença durante uma viagem, principalmente se ela for curta.

Por exemplo, quando fui para o Espírito Santo, no dia 16/05, o dia em que cheguei em Guarapari, planejei visitar os pontos próximo ao hostel e depois visitei os lugares perto do Centro no final da tarde.

Passeio de trem de Ouro Preto a Mariana/MG

Também gosto de deixar essa planilha com uma coluna de manhã, tarde e noite para deixar minha viagem ainda mais prática e organizada. Contudo, destaco que na maioria das vezes não fico tão presa ao roteiro e que ele funciona como uma guia . Gosto de viver o momento e nem sempre as coisas irão acontecer da forma que planejamos e isso é a graça da vida.

Planilha de planejamento de viagem

Atenção:

Quando eu faço uma viagem aqui no meu Estado ou até para outros estados, que não necessita de tanto planejamento assim, minhas planilhas costumam ser simples, só com os dias, locais e roteiro resumido, e acabo fazendo uma planilha para eu calcular os custos da viagem a parte (leia este post aqui). Na minha viagem para os Estados Unidos elas foram bem detalhadas, com nome de hotéis, ruas, locais e todo detalhe que ajudaria minha locomoção, até porque eu não era (ainda não sou) fluente em inglês.

Primeira planilha que fiz para a viagem aos EUA

2 comentários em “Como utilizar planilha de planejamento de viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao topo