Por Di Lua, sobre Diário de Viagem
Dia 16/07/2019

Pensar no roteiro da viagem para muitas pessoas é algo dificílimo, e, por isso, muitas acabam preferindo pagar uma agência de viagem ou pesquisar por roteiros na internet. Eu, no entanto, prefiro fazer meu roteiro, visitar o que sempre quis conhecer e fazer as coisas no meu tempo.

Quando eu comecei a viajar com minhas amigas, eu era a responsável por pensar no roteiro, colocar no papel o que iríamos fazer e em quais dias. Eu amava poder fazer isso, pois assim eu tinha certeza que iria nos lugares que sempre quis conhecer. Com o tempo fazer roteiros foi se tornando algo natural e que eu tenho muita facilidade para fazer. Para ajudar vocês a fazer o roteiro de sua viagem elaborei o seguinte passo a passo:

Sobrevoando alguma cadeia de montanhas dos EUA

Fazendo o Roteiro da sua viagem:

Primeiro eu anoto todos os lugares que eu gostaria de conhecer naquela viagem.

Depois eu agrupo tudo por localização. Com o Google Maps aberto vou pesquisando onde é cada coisa e assim agrupando os que ficam no mesmo bairro ou na mesma região. Isso facilita muito, pois economiza tempo e dinheiro no deslocamento.

Roteiro: distribua os lugares que você quer ir

Depois de agrupar os lugares que quero conhecer, começo a jogar isso em uma planilha do excel para assim ir definindo os dias em que vou em cada lugar. Isso é muito importante, principalmente se você pretende ir em algum museu que precisa agendar ou comprar ingresso ou em alguma atração. Por exemplo, quando fui para Los Angeles, eu havia comprado ingresso para a Disney no dia 09/05 e para a Universal no dia 10/05, dia do meu aniversário. Logo, eu teria do dia 11 – 14 para conhecer a cidade. Assim, acabei agendando o museu The Broad no dia 11/05, pois era a única data disponível (é preciso agendar com quase um mês de antecedência), assim, acabei visitando o Centro da cidade nesse dia.

Cachoeira da Fumaça – Nova Ponte/MG

Roteiro: pense no tempo de deslocamento

É importante pensar no tempo que gastarei em determinado passeio e no tempo de locomoção do meu hotel até o lugar, para assim definir quantos lugares serão visitados naquele dia. De toda forma, não gosto de colocar mais de quatro coisas para fazer em um dia, sendo duas pela manhã e duas após o almoço, pois gosto de fazer as coisas com calma, aproveitando o momento. Durante a noite, se eu não tiver programado nada, gosto de bater perna na região de onde estou hospedada.

Roteiro: não se prenda tanto

E por último, o ponto mais importante: não se prenda tanto ao seu roteiro, pois provavelmente acontecerá algo e você não conseguirá segui-lo totalmente. Nos últimos dias em Los Angeles eu estava muito cansada, fora que no dia 11/05 amanheceu chovendo, assim eu preferi andar pela Calçada da Fama e ir para Downton (região central) após o almoço. No outro dia, eu iria só para Bervelli Hills, mas acabei conhecendo duas brasileiras e segui com elas para Santa Monica e Venice Beach, lugares onde eu iria só no domingo, dia 13/05.

Convento da Penha

Na minha última viagem (aqui), choveu muito na região metropolitana de Vitória e eu tive que passar mais uma noite em Guarapari, apertando ainda mais meu roteiro.

Baixe aqui o roteiro da minha última viagem que eu fiz para você ter uma ideia. Sempre faço o meu roteiro no Excel.



Avatar
Samara disse:
Dia 17/07/2019 às 02:28

Gostei do seu artigo, sempre com dicas e informações importantes. Seu site é um dos meus sites favoritos que estou sempre visitando..

Parabéns!

Meu Blog: Loterias

Avatar
Di Lua disse:
Dia 17/07/2019 às 16:53

Fico feliz que tenha gostado Samara 🙂