Por Di Lua, sobre Moda/Beleza
Dia 23/06/2019

Quando a gente pensa em look de trabalho o blazer é a peça que vem na nossa cabeça na hora, não é mesmo? A peça, que veio do guarda-roupa masculino, é clássica e da toda uma pegada social ao look, mesmo que você só esteja de calça jeans e camiseta. Por isso o blazer é a terceira peça preferida da maioria das mulheres que trabalham e precisam pensar em looks mais formais, e ao mesmo tempo moderno, para o ambiente corporativo.

Blazer como terceira peça

Usar terceira peça é o truque de estilo que eu mais amo. Sempre que uso um look mais básico (calça jeans e camiseta, por exemplo) opto por jogar um quimono, colete jeans, jaqueta ou blazer por cima. O look ganha um up, fica bem mais interessante, com cara de que foi muito bem pensado e até alonga a silhueta ou disfarça a barriguinha rs, dependendo da peça e de como ela foi usada.

E este é o caso do blazer, que além de empregar formalidade e elegância ao look também alonga a silhueta se for usado aberto, por exemplo.  A peça é bastante versátil e vai bem com calça, saia, short e vestido, e, por isso, vai bem no ambiente de trabalho, no almoço com a família ou em um happy hour depois do expediente. Tudo irá depender do modelo do seu blazer, do tecido, e de como ele foi coordenado no seu look.

Não se esqueça de prestar atenção ao caimento e no corte do blazer na hora da compra, uma vez que a peça é daqueles para se usar durante um bom tempo e, por isso, precisa ter uma boa qualidade.

Terceira peça: usando o blazer no ambiente de trabalho

O blazer é aquela terceira peça queridinha do ambiente corporativo, e pedida certeira na audiência jurídica, na reunião da empresa ou na visita àquele cliente importante. Mulheres que tem cargo de chefia ou coordenação não vivem sem ele. Para não ter erro, use-o com calça reta de alfaiataria, calça pantacourt, saia midi e até mesmo com uma calça jeans flare.

Seu trabalho exige looks mais formais? Tenha no mínimo uns dois blazers para usar como terceira peça. Eu apostaria em um mais clássico (preto ou branco) e outro numa cor pastel ou em uma cor mais vibrante, se o seu ambiente de trabalho permitir. Se liga: o blazer preto empresta mais formalidade ao look, já o blazer branco deixo o look ainda mais moderno. Para o ambiente corporativo, acho essencial ter uma calça social reta preta e outro de uma cor neutra, facilitando ainda mais a combinação dos looks e multiplicando as possibilidades.

Faça um exércio simples: separe uma calça jeans, uma calça social e uma saia midi para a parte de baixo; depois separe três blusas básicas que você normalmente usa para ir ao trabalho; e, por último, seus blazers. Depois monte todas as opções possíveis combinando cada parte de baixo com as três blusas e com os blazers, e veja quantos looks são possíveis criar apenas com essa pouca quantidade de roupa. Além disso, não esqueça de pensar no calçado, na bolsa e nos acessórios, tenha sempre mais de uma opção para deixar o visual diferente.

Além disso, você pode usar o blazer de diferentes formas para dar um toque na produção: apenas um botão fechado, totalmente aberto, com a manga dobrada até a altura do cotovelo, acinturado com um cinto fino.

Terceira peça: usando o blazer no dia a dia

Como eu disse acima, o blazer não é uma peça restrita ao ambiente de trabalho e vai muito bem no almoço de domingo, no passeio ao shopping, na inauguração daquele restaurante, e até mesmo na balada. Neste caso, combine-o com peças que não sejam formais, como blusas e vestidos de tecidos mais fluídos, jeans, coloridas, estampas animal print, lurex, etc. Na hora de escolher os sapatos pode se jogar no tênis, sapatilha e até mesmo em sandálias rasteiras.

Uma das tendências que vai e volta é o oversized (que se traduzido literalmente seria “grande demais” e nada mais é que peças maiores que o seu tamanho normal), e você pode escolher um blazer desse modelo para deixar o look mais descolado e cheio de atitude. Eu apostaria em um blazer oversized combinado com camisetas de bandas e short jeans para um visual mais cool e despojado.

Outra dica de como usar o blazer como terceira peça de uma forma mais moderna, é apostar em modelos com tecidos que fujam do padrão (tecidos como oxford, sarja e o linho), como esse da Amaro (imagem abaixo) de veludo cotelê. O tecido é uma das tendências do outono/inverno deste ano e está super em alta. Aposte também em blazers com estampa animal print para sair da mesmice e dar um ar mais moderno ao seus looks.


E você já usa o blazer como terceira peça? Precisa investir em looks mais formais para o ambiente de trabalho? Comente aqui:



Avatar
Helô disse:
Dia 24/06/2019 às 20:59

amei as inspirações…
isso me lembra que estou precisando/querendo MUITO um blazer nesse inverno. Esse segundo look com tons terrosos, vinho, laranja.. tá a coisa mais linda do mundo!

Avatar
Di Lua disse:
Dia 25/06/2019 às 02:42

Oii Helô. Que bom que gostou. Viu, o blazer é uma peça que a gente sempre precisa rs. Abraços 🙂