Por Di Lua, sobre Diário de Viagem
Dia 27/11/2019

A Worldpackers tem sido uma das plataformas queridinha dos viajantes, isso porque ela conecta pessoas e anfitriões em todo o mundo para que possam trocar habilidades por trabalho. No ano passado eu usei o Worldpackers durante minha viagem só para os EUA e amei. Fiz 16 dias de voluntariado em troca de alimentação e hospedagem em Dinuba, interior da Califórnia (veja aqui). 

Para fazer o cadastro no site do Worlpackers, conhecer as oportunidades e vê como funciona você não paga nada, mas para aplicar à alguma vaga é preciso pagar uma taxa de $49 (ou $59 para casais ou amigos viajando juntos), que vale durante um ano para várias candidaturas. Portanto, dá para economizar muito conhecendo vários lugares.

Economizar na sua viagem utilizando o Worldpackers

Com o Worldpackers você pode trocar suas habilidades por hospedagem e até mesmo alimentação. Como a taxa é anual e pode-se aplicar para várias oportunidades, o viajante acaba economizando muito, uma vez que, além das passagens aéreas, o que mais onera uma viagem é a hospedagem e a alimentação. 

Confesso que no primeiro momento me cadastrei no Worldpackers procurando uma oportunidade para  ficar mais dias na Califórnia, mas sem gastar tanto. Assim, procurei oportunidades onde, além da hospedagem, também tivesse ao menos uma refeição. No Gleanings, por exemplo, eu tinha café da manhã, lanche, almoço, lanche e janta, além de quarto limpinho com banheiro.

Ter uma imersão cultural

Churrasco americano em Visalia – passeio que fiz com os hosts em um final de semana

Apesar de ter oportunidades incríveis no Brasil, muitos brasileiros usam o Worlpackers no exterior, em lugares com outros idiomas e costumes. Além disso, você acaba de fato convivendo quase que 24h com pessoas com uma cultura totalmente diferente da nossa e aprendendo muito com isso. 

Na minha experiência, eu fiquei em um quarto com uma brasileira e duas californianas, além disso, todas as refeições e trabalhos eram em conjunto com outros voluntários e moradores do Gleanings. Por tanto, eu realmente tive uma imersão cultural, mesmo que por poucos dias. 

Melhorar um idioma

O Worldpackers também é uma ótima oportunidade para quem sempre quis fazer um intercâmbio para aprender um outro idioma mas que por diversas razões, inclusive de dinheiro, não pode fazer. Muitas oportunidades não exigem nível intermediário ou avançado e são uma ótima oportunidade para você treinar uma segunda língua. 

Eu cheguei no voluntariado com o inglês bem básico. Já fiz alguns cursinhos, mas nunca saia da fase verbo to be. Com o planejamento dessa viagem, passei a estudar sozinha assistindo vídeos no Youtube e fazendo conversação com uma amiga. Ainda assim, cheguei no Gleanings um pouco perdida. Contudo todos que estavam lá eram bem atenciosos e tinham paciência em me ouvir. Como o Gleanings é um projeto religioso, sempre tinha um momento de oração após o café da manhã e os voluntários mochileiros não eram obrigados a participar, mas eu participava por respeito e para ouvir a pronúncia do inglês e isso foi ótimo.

Desenvolver habilidades

Ajudando na cozinha

Você pode aproveitar o Worldpackers para desenvolver uma habilidade. Há uma infinidade de oportunidades no site e você pode usar isso a seu favor, seja para desenvolver sua habilidade com pintura, jardinagem, programação de sites, fotografia, entre outros.

Ajudar e contribuir em projetos incríveis

Assim como o Gleanings, onde fiz meu voluntariado, há um monte de projetos e ONGs bacanas no Worldpackers e você pode se candidatar já com o intuito de ajudar e contribuir para a construção de um mundo melhor. Há projetos de permacultura, construir ecovilas, dar aulas para crianças carentes, entre outros. Embora, no primeiro momento, eu tenha recorrido ao Worldpackers para economizar na minha viagem, acabei escolhendo um lugar com um projeto incrível e que é levado bem a sério por todos os moradores e voluntários.

Assim, ao final do voluntariado, melhorei meu inglês, tive uma imersão cultural, trabalhei minhas habilidades manuais e até mesmo de convivência, além de ajudar em uma causa linda: alimentar os necessitados.

Quer saber como foi minha experiência com o Worldpackers? Assista aos vlogs no Gleanings nos links abaixo:

Como foi meu voluntariado pelo Worldpackers na California?

Como consegui meu voluntariado na California – Worldpackers + Gleanings for the Hungry

Salve este post no Pinterest 🙂