Por Di Lua, sobre Diário de Viagem, Moda/Beleza
Dia 19/07/2019
Designed by rawpixel.com / Freepik

Como fazer as malas para o frio é o tipo de dúvida que mais vejo na internet quando o assunto é viagem, principalmente nos últimos meses por conta das limitações do despacho de bagagem pelas companhias aéreas. Como as roupas de inverno são mais pesadas e maiores que as roupas de verão, por exemplo, todo mundo fica com receio de viajar apenas com bagagem de mão e passar muito frio durante a viagem.

Em viagens nacionais o despacho de mala é pago, mas o passageiro pode viajar com uma mala pequena de até 10 kg (bagagem de mão) no bagageiro superior do avião, além de uma bolsa classificada como item pessoal. Nos voos internacionais é possível despachar malas de até 23 kg, além da bagagem de mão e o item pessoal. Ou seja, dá para fazer uma mala com tudo o que a gente precisa para aproveitar a neve no Chile, mas as coisas complicam ao tentar fazer uma mala para aproveitar Gramado, por exemplo.

Como fazer as malas para o frio?

Na hora de fazer as malas para o frio, é essencial levar peças que combinem entre si e que de fato irão te esquentar. Não adianta levar uma blusa diferentona que combina apenas com a calça jeans, pois você conseguirá montar apenas um look. Sua mala precisa ser eficiente e econômica.

O segredo na hora de se vestir no frio é criar camadas. Então leve terceiras peças com você e multiplique ainda mais a sua mala. Ah, não se esqueça de comprar um conjunto de segunda pele, blusa e calça de um tecido peludinho que você encontra em lojas de artigos esportivos. Em temperaturas abaixo de 12ºC faz muita diferença vestir uma segunda pele por baixo da calça jeans, da blusa e do casaco.

Separe as peças com antecedência, veja se as cores e as peças combinam entre si. Observe também quantos looks você consegue montar com as peças que serão levadas. Quanto maior o número de looks melhor. Leve calçados e bolsas de cores neutras, leve acessórios coloridos para dar um up no look e diversificar suas produções. Ahhhh, não se esqueça de meias, luvas, gorros e cachecóis.

Esse casaco ocuparia muito espaço na mala

A outra dica e a que considero mais importante é: leve o casaco mais grosso ou o trench coat com você, fazendo parte do seu aerolook rs. Primeiro porque você terá muito mais espaço em sua mala, segundo porque pode fazer muito frio dentro do avião por conta do ar condicionado. Esta dica também vale para a bota, principalmente se ela for tipo coturno ou de salto grosso.

Exemplo de mala para o frio de cinco dias

Eu sempre faço minhas malas levando em consideração a quantidade de dias que irei ficar no local. Assim, se eu fosse fazer uma viagem de cinco dias para Gramado durante o inverno eu levaria as seguintes peças:

  • Duas blusas ou camisetas de cores neutras (preto ou branco) e um blusa estampada;
  • Três calças, sendo uma jeans e as outras duas de um tecido que esquente bastante, tipo moletom. Vale lembrar que irei vestida já com a calça jeans;
  • Um vestido longo de um tecido mais quentinho tipo veludo ou tricô, tipo esse da Amaro abaixo;
  • Dois casacos grossos e que me esquentem bastante, sendo que um deles irá comigo no avião para não ocupar tanto espaço na mala;
  • Quatro pares de meia, fora as que irei utilizando;
  • Dois cachecóis de cores vibrantes ou estampado para diversificar ainda mais seus looks;
  • Dois pares de luvas. Eu prefiro cores mais neutras, pois combinam com todos os looks;
  • Um tênis confortável para as caminhadas;
  • Uma bota, que será a que utilizarei tanto na ida como na volta a viagem para também economizar espaço na mala;
  • Seis calcinhas e sutiãs;
  • Acessórios como brincos, colares e anéis;
  • Conjunto de segunda pele;
  • Nécessaire com itens de higiene pessoal: escova de dente, pasta, sabonete, hidratante, protetor solar (essencial também no frio), e demaquilante;
  • Bolsinha com remédios; e
  • Nécessaire com o básico de maquiagem: base, batom, delineador, paleta de sombras, iluminador e pó.

Parece muita coisa para uma bagagem de mão, mas garanto que irá caber tudo dentro da sua mala pequena. O segredo é organizar sua mala com cuidado. Eu gosto de dobrar as roupas fazendo pequenos rolos, pois os rolinhos ocupam menos espaço e evitam que as peças amassem muito.

Além disso, eu sempre levo uma mochila como item pessoal e é nela que guardo minha carteira, máquina fotográfica, carregadores e minhas nécessaires de remédio e maquiagem.

Vai viajar para o frio e já estava com receio de ter que despachar bagagem, mas este post te ajudou? Comente aqui.