Esse post devia ter sido publicado no final de maio, quando haviam plantações de girassóis por todo o estado, mas com a correria e o programa de postagens do blog, acabei postergando.
Campos de girassóis em Goiás
Até uns dois anos atrás era quase impossível ver campos de girassóis próximo a Goiânia. Me lembro em quem 2017 em uma viagem para Capitólio/MG e Ubatuba/SP (posts aqui) vi um na estrada, contudo, não tinha acostamento para parar. Entretanto, para minha felicidade, no ano passado muitos fazendeiros resolveram apostar na plantação de girassóis para fazer óleo, e eu acabei fazendo algumas fotos em um campo na GO 457, entre Vianópolis e Orizona.
Este ano não foi diferente. E, assim, em maio havia algumas plantações bem perto da chácara da minha família, na Fazenda Rio do Peixe, em Vianópolis. Fotografei na ida para a chácara, pela manhã, e como o sol já estava um pouco alto ficou uma luz forte. No fim da tarde, quando voltávamos para Goiânia, paramos no campo de girassol novamente e então tirei mais algumas fotos e essas foram as minhas preferidas. Como era pôr do sol, a luz ficou mais suave e as fotos com uma cor diferente, bonita.
Golden Hour
Na fotografia o período logo após o nascer do sol e logo antes do pôr do sol quando a luz do dia é mais suave do que quando o Sol está mais alto no céu é chamado de Golden Hour (hora dourada) e é quando fotos à luz natural ficam ainda mais bonitas.
O girassol (Helianthus annuus) é uma planta família das Asteraceae, gênero Heliantheae, e que floresce uma vez por ano. Cultivada pelo seu óleo e frutos comestíveis, o girassol é uma planta originária da América do Norte, onde era cultivada pelos povos indígenas para alimentação.
E você, já teve a oportunidade de ver um campo de girassóis ao vivo?
Perfeito, Lary, sou doida com girassóis. Minha flor preferida da vida!
Oii, Natalia
também sou doida com girassóis. Que bom que gostou do post 🙂
Em 2023 desejo me presentear com essas maravilhas que nos encantam e revitalizam….
São belíssimos né!?