Dia 18 de abril me despedi de San Francisco e fui para o meu voluntariado no Gleanings for the Hungry. Tomei o café da manhã às 8h, fiz o checkout do Hi San Francisco Downtown e pedi um Lyft (aplicativo de carro particular similar ao uber) para ir à estação da Empresa Greyhound. De lá eu pegaria um ônibus rumo à Fresno/Califórnia.
O ônibus deveria sair às 11h e chegar em Fresno às 16h, mas o motorista se atrasou e cheguei na estação da cidade às 17h30. Lá, Rod e Heidy, uma brasileira que era voluntária no Gleanings for the Hungry, já me esperavam.
No caminho descobri que o Gleanings não ficava em Fresno/CA como pensei, e sim em Dinuba, uma cidadezinha pequena, também na Califórnia, a 40km de Fresno.
O que é o Gleanings for The Hungry?
Fiquei dezesseis dias no Gleanings for the Hungry e foi uma experiência incrível. Melhorei meu “listen”, ajudei nas tarefas, lavei baldes, limpei quartos, embalei produtos para um preparo de sopa, conheci pessoas que levarei para sempre no meu coração. Enfim, pude vivenciar o dia a dia em uma comunidade de voluntários e fui importante em uma causa linda, pela qual o Gleanings trabalha.
O Gleanings for the Hungry é uma comunidade de missionários que trabalham para enviar comida para países com extrema pobreza, principalmente os países africanos.
No verão eles plantam pêssegos e depois os enviam secos em baldes para estes lugares, e no restante do ano eles fazem um preparo para sopa, composto por mix de vegetais desidratados. Desse modo, sempre tem voluntários no local para ajudar nos trabalhos, principalmente pessoas da terceira idade e mochileiros de vários lugares do mundo rs.
Como conheci o Gleanings for the Hungry?
Eu conheci o Gleanings por meio do site Worldpackers, que é uma comunidade baseada na colaboração. A plataforma oferta vagas no mundo todo para você trocar trabalho por hospedagem.
Eu procurava um local que eu pudesse dormir em troca de trabalho na Califórnia, como uma forma de economizar na viagem. Assim encontrei o Gleanings, que era muito mais do que eu procurava.
Paguei a taxa do Worldpackers no valor de $40, na época deu R$139,07, pois paguei com o cartão de crédito. Então me candidatei ao Gleanings e fui aceita. Contudo, você pode entrar em contato diretamente com a organização e pagar uma taxa de $100 para ficar um mês lá trabalhando, o que também compensa muito.
O voluntário trabalha de segunda a sexta e recebe hospedagem e cinco refeições diárias. Os finais de semana são livres, e as pessoas podem ir ao Sequoias National Park, que fica a 1h de distância, ou ao Yosemite, que fica a 2h. Infelizmente não consegui ir em nenhum dos dois, pois nos finais de semana que eu estava lá, ninguém foi e eu não tinha carro. Porém, fui em um festival de foguete com churrasco americano e amei :).
Como meus dias no Gleanings era bem “rotineiros” gravei apenas dois vídeos lá, um geralzão mostrando como era a comunidade, o que eu fazia e tal, e um explicando como eu havia conseguido aquele voluntariado. Então se você ficou curioso para saber mais, assista à estes vídeos abaixo:
que máximo saber dessa experiencia de voluntariado na Califórnia, amei saber tudo nesse seu post super completo
http://www.tofucolorido.com.br
http://www.facebook.com/blogtofucolorido
Oii Livia, valeu muito a pena esse voluntariado. Que bom que gostou 🙂