Localizado em Middle Island, no arquipélago de Recherche (grupo de 105 ilhas ao largo da costa sul da Austrália), o Lago Hillier chama a atenção de qualquer pessoa devido a uma característica peculiar: é rosa. A coloração da água é permanente, mesmo que ela seja recolhida em algum recipiente e transportada para outro lugar.
Conheça um pouco mais desse lugar impressionante.
Lago Hillier
O lago e a ilha foram descobertos durante uma expedição, em 1802, comandada pelo capitão inglês Matthew Flinders. Ele possui 600m de comprimento, é rodeado por uma borda de sal e por uma densa floresta de melaleuca (árvore nativa da Austrália) e eucalipto. Além disso, uma estreita faixa de dunas de areia separa Hillier do Oceano Antártico.
Ainda não se sabe exatamente porque a cor do lago é rosa, no entanto, alguns cientistas acreditam que as baixas concentrações de nutrientes e o crescimento de algas (como a Dunaliella Salina) e bactérias do gênero Halobacterium são os principais responsáveis pela coloração do lago, dando a ela uma característica bastante peculiar.
Lagos rosas pelo mundo
Entretanto, essa peculiaridade não é única do lago Hillier, há pelo menos outros quatro lagos rosas na Austrália e mais quatro espalhados pelo mundo. O Hutt Lagoon, Pink Lake, Field of Pink Lakes e Quairading Pink Lake são os lagos rosas encontrados na Austrália Ocidental.
Já no restante do mundo, há lagos rosas no Senegal, na Espanha, no Canadá e no Azerbaijão.
Lago Retba – Senegal
Salina de Torrevieja – Espanha,
Dusty Rose Lake – Canadá,
Masazirgol – Azerbaijão.
Gostaram? Já tinham ouvido falar do Lago Hillier ou de outro lago rosa? Comente aqui!
Parece um mar de chiclete <3
Verdade Tatielly 🙂
Que babado gente! Nunca vi um lago rosa, mas é tão cute *-*
E esse tom de rosa candy… Que coisa viu!
Beijinhos :*
Pois é né Ozielly, imagina ao vivo !?
Beijos