Por Di Lua, sobre Moda/Beleza
Dia 30/07/2019
Reprodução: Pinterest

O jeans é aquele material que pode mudar as estações, entrar e sair moda, que todo mundo continua usando. A velha e boa calça jeans eternizou o material, que hoje em dia é usado para a fabricação de todas as peças do nosso vestuário, e compõe uma das tendências que mais amo, o all jeans (ou todo jeans em português).

Por compor looks despojados, fashion e até os mais arrumadinhos para o trabalho, o Jeans caiu na graça da sociedade e é o material mais consumido no mundo todo quando se fala em roupa. É impossível conhecer alguém que não tenha uma peça sequer em casa. Eu mesma tenho umas quatro calças jeans, shorts, saias, vestidos, camisas e macacões (sim, percebi que ando exagerando). Teve um período que cheguei a ter quatro vestidos jeans!

Reprodução: Pinterest

No mercado há diversas lavagens de jeans, contribuindo assim para uma infinidade de modelos e estampas não só de calças, mas de saias, camisas, vestidos e macacões. Nos acessórios, vez ou outra uma marca aposta em bolsas, mochilas e sapatos com o tecido, facilitando ainda mais a composição de looks todo no tecido.

All Jeans é quando o look é todo por jeans, seja um vestido jeans ou o combo calça e camisa, ou saia e cropped jeans. Eu amo a tendência porque acho prático e elegante ao mesmo tempo, principalmente looks compostos por camisas e calças jeans. Para deixar o look mais fashion sem ter aquela cara de conjuntinho dos anos 80/90 é legal seguir algumas dicas.

Veja como arrasar com looks all jeans

Reprodução: Pinterest

Use diferentes tonalidades de jeans no mesmo look –  Para fugir da mesmice e até distanciar da pegada conjuntinho é leal apostar em peças com tonalidade diferentes. Se você está com uma calça jeans escuro, aposte em uma camisa jeans mais clara. Com a infinidade de lavagens que há no mercado, é quase impossível encontrar peças jeans que tenham o mesmo tom, o que é ótimo na hora de pensar em um look total com o tecido.

Para onde você está indo? É bom pensar nisso quando for montar um look todo dia. Ambientes corporativos exigem jeans com tonalidades mais escuras, com pouca ou quase nenhuma lavagem e nada de detalhes, como pedraria ou rasgos. Já em ambientes informais você pode abusar de tonalidades mais claras, lavagens manchadas e nas peças com detalhes. Hoje em dia há jeans com uma infinidade de detalhes, perolas, spikes, pedrarias, bordados e rasgos.

Abuse dos acessórios – Como o look será todo de um tecido só, é legal usar acessórios coloridos, que chamem atenção, claro, observando o ambiente para onde você está indo. Eu amo usar sapatos/sandálias na cor vermelha quando uso all jeans ou com uma bota cano curto estampa animal print. Não tem erro.

História do Jeans

A primeira peça com jeans foi construída em Nimes, na França, mas ela só ganhou graça em Maryland, nos EUA, por um comerciante que tentou utilizar o tecido para produzir lonas. Em 1850, com a corrida do ouro na Califórnia, Oscar Levi-Strauss decidiu transformar o material em uniformes para os homens que trabalhavam nas minas.

Inicialmente, as calças produzidas com jeans tinham uma coloração marrom e três bolsos fixados com tiras. Por ser uma roupa muito resistente e adequada para o trabalho pesado, a peça logo fez sucesso e foi adotada por ferroviários e trabalhadores rurais de todo o Estados Unidos. A patente à Levi-Strauss foi concedida em 1873.

Com o passar dos anos o jeans foi adaptado para outros usos, ficando mais macio com a lavagem de pedras. No século XX, a calça jeans chega no mercado para o público geral e logo ganha o movimento hippie, que utiliza da peça como forma de protestar contra o estilo de vida tradicional e conservador. Nas décadas de 70 a 80, a calça jeans assume um caráter rebelde, mas ao longo dos anos passa a ser adotado inclusive por estilistas famosos, além de compor peças de marcas de luxo.

E você, gosta de um look all jeans? Me conta aqui: